O Grupo PEQUI é um grupo de extensão e pesquisa que visa o estudo e acolhimento das primeiras crises do tipo psicóticas. O pequi (Caryocar brasiliense) é fruta típica do Cerrado vinda de uma árvore muito resistente ao tempo quente e seco. A escolha do nome vem como homenagem às pessoas em primeiras crises e seus familiares que usualmente demonstram grande força e resiliência frente às intemperes da vida.
O projeto tem por intuito atuar precocemente no apoio a pessoas em sofrimento intenso, mais especificamente nas crises psicóticas. O PEQUI entende as crises psicóticas para além de um diagnóstico, se esforçando para compreender o sujeito em sua totalidade, junto às suas relações, o seu ser-no-mundo. Percebendo a crise não apenas como algo negativo, mas como uma possibilidade de vir-a-ser do sujeito diante do seu contexto. O grupo compreende a família e a rede social do sujeito como peça fundamental para o manejo da crise, percebendo a crise não apenas no sujeito, mas também em suas relações.
Sendo assim, o PEQUI tem como principal objetivo o acolhimento do sujeito em crise com cautela, cuidado e atenção, para assim, proporcionar o suporte necessário para que ele e a família tenham um entendimento integral da situação, fornecendo o atendimento familiar e suporte psicossocial, atendendo as demandas específicas de cada caso.
Os atendimentos são realizados nas instalações da UFPR por profissionais voluntários e estudantes do curso de Psicologia de forma gratuita.
Para participar, entre em contato: